Articulando BR

Blog que trata, pela ordem, de vinho, comida, viagem, cinema, literatura, propaganda e política.

29/03/2010

Um filme que nos faz pensar em Hitler e Mussolini

O filme francês que tem o título de Welcome e foi justamente traduzido por Bem-vindo, segundo filme de Philippe Lioret, tendo Vincent Lindon como ator principal, conta como a Europa está retornando ao nazismo, onde as pessoas devem escolher com quem se encontram e a quem ajudam, retirando do cidadão uma das suas principais e mais caras conquistas democráticas - o direito de se reunir com quem seja.
A história é a de um iraquiano que, como tantos outros, estão na França - em Calais - tentando entrar na Inglaterra para se reunir com seus conhecidos que por lá encontram trabalho e acolha. Ocorre que a Europa literalmente não sabe o que fazer com os clandestinos.
Sem expulsá-los até a fronteira, sem repatriá-los por ser contra a lei vigente devolvê-los aos países de origem quando estes estão em estado de guerra, mas também sem oferecer o clima de acolhimento que a nós foi tão caro quando nos exilamos por lá para podermos nos preparar para a volta a nossos países de origem, nós, os que lutamos contra ditaduras por todo o terceiro mundo nas décadas do pós-guerra.
Pela esquerda não saber o que fazer com os ilegais, todos os países da Europa fizesse uma virada para a direita, preparando leis contra os imigrantes, porque é isso que parece querer a maioria dos cidadãos cuja origem e européia. Confundindo liberdade com liberalidade, permitiram que africanos do norte reproduzissem éticas de comportamento medievais, enfrentando as conquistas sociais - principalmente das mulheres do ocidente - como se estas nada valessem.
Puseram em cheque a estrutura de poder, chegando ao cúmulo de insuflar verdadeiras ações de guerrilha, como ocorreu em Londres com jornais que circulam em árabe incitando a população muçulmana a jogar bombas em metrô.
O filme mostra como é difícil ser democrata, sem ser um militante "tolerado" pelo Estado. Pociais ganharam o direito de perseguir cidadãos que dão uma força para estes refugiados. Comerciantes se vêem no direito de montar segurança armada na porta de seus estabelecimentos para impedir que os refugiados entrem para fazer suas compras.
A história em sí? Uma tragédia que simplesmente nos mostra a dificuldade de conciliar culturas.
Mostra que sem uma política alternativa a esquerda nunca mais vai recuperar o poder. E que gente como Berlusconi não veio de passagem, veio para ficar.

1 Comments:

At 9:07 AM, Blogger Breno Raigorodsky said...

O filme - http://www.interfilmes.com/filme_21922_Bem.Vindo-(Welcome).html

 

Postar um comentário

<< Home